Não tenho a sorte de ter pais ricos, mas tenho a sorte de ter pais que fazem tudo para dar o melhor aos filhos, e quando falo em melhor não me refiro a roupas de marca e carros topo de gama, falo no essencial para sermos felizes e nada nos faltar. Os meus pais nunca tiraram férias e só não trabalham aos domingos de tarde e feriados. Várias vezes amigos me dizem que devia tirar uns dias para mim e descansar um pouco para começar com energia mais um ano lectivo, mas a resposta é sempre a mesma: os meus pais trabalham o ano inteiro para conseguirem pagar o meu curso e eu agora vou tirar uns dias de férias e deixá-los a trabalhar “para mim” sem a minha ajuda? Não sou capaz, não tenho coragem e não está certo. Pelo menos é o que penso e acredito que esteja um pouco certa.
Esta visita às páginas do facebook fez-me pensar em tanta coisa que assisti nos últimos tempos. Muitas destas pessoas têm direito a bolsa de estudo e queixam-se durante todo o ano do preço e quantidade de fotocópias que temos de tirar, mas chega o Verão e é vê-las saltar de praia em praia, noites e noites de farra… Não sou contra quem o faz, mas por favor, não se queixem durante o ano que não têm dinheiro para o material escolar necessário ao mesmo tempo que vestem umas calcinhas de marca compradas antes dos saldos. Isto irrita-me profundamente.
Não sou perfeita, nunca fui, nem nunca serei, mas não ando por aí a gastar o dinheiro que os meus pais ganham com sacrifício. Sim, porque estas pessoas que falo não têm uma conta bancária recheada, gastam é tudo o que têm e depois choram na secretaria da escola para que os processos das bolsas finalizem o mais rapidamente possível.
Ando cansada, muito cansada e custa-me muito saber que toda a gente aproveita as férias a sério. Não é fácil e o tempo passa muito devagar, não é fácil sentir que pouca gente compreende o facto de trabalhar nas férias com os meus pais em vez ir até à praia. Mas eu também não compreendo como é que essas pessoas têm coragem de pedir aos pais dinheiro para passar férias, sabendo que durante o ano vão precisar dele para os bens essenciais.
Apesar de sentir que estou a fazer o correcto e de não o fazer por obrigação, confesso que por vezes é muito difícil aguentar dia após dia sem um pouquinho de tristeza por não ter nem um dia para aproveitar as férias, que sei que eram merecidas, tanto para mim como para os meus pais.
Por vezes sinto que têm pena de mim quando digo que passo as férias a trabalhar, mas para que saibam não sou nenhuma coitadinha e tenho muito orgulho por ser capaz de ver um pouco da realidade da vida e de retribuir aos meus pais aquilo que eles fazem por mim. Não sou egoísta nem nenhuma criança e por isso, apesar de custar muito trabalhar neste tempo, faço-o com gosto. Afinal é um dever.
Este post não é de todo uma crítica a quem passa férias, é apenas um desabafo de quem vê os pais sempre a trabalhar ao mesmo tempo que vê pessoas a gastar dinheiro que não lhes saiu do corpo e que depois lhes vais fazer falta. Posso não ter sido muito correcta no pensamento, posso estar a ser egoísta com muita gente, mas é o que penso e o que me irrita neste momento.
Os tempos são dificeis para todos! Mas a falsidade, e o "pedintismo" (acho que acabei de inventar uma palavra!) já se instalou de tal ordem que já ninguém faz caso e se importa.
ResponderEliminarUm dia terás os teus dias de férias! E o que mais importa é sentires-te bem contigo mesma, o resto é paisagem!
Beijocas
Bom domingo
Lindo e comovente.
ResponderEliminarUm dia vai ter toda a recompensa.
Minha querida,
ResponderEliminarEstás tão certa! Sabes é esse o sentido correcto de agir e pensar, lamento que nem todos pensem assim, mas não te preocupes, um dia irás colher aquilo que estás a semear. Não te arrependas nunca de ser assim.
Bjnhs com saudades daqui :)