sábado, 30 de janeiro de 2010

Um sonho que me deixa cansada e realizada


Tenho-me sentido bastante cansada, mas por andar a fazer aquilo que gosto.
Ter voltado a estudar foi sem qualquer dúvida uma das melhores decisões que tomei nos últimos tempos, aliás atreveria-me a dizer que foi mesmo a melhor.
Apesar de ter sido uma paragem de apenas 1 ano, foi o tempo necessário para reorganizar os meus objectivos e estratégias para os atingir. Foi também nesse tempo que recuperei todas as forças que necessitava para iniciar esta fase com o sucesso que eu própria exigia de mim.
Contudo, confesso que desejei que esse ano passasse muito rapidamente para entrar na conquista deste sonho. A decisão de parar foi minha, não queria de maneira alguma continuar a estudar. Mas (e isto nunca disse a ninguém), mesmo tomando a decisão conscientemente, culpava-me pelo que estava a fazer. Não me sentia capaz de enfrentar o ensino superior, mesmo sabendo que assim nunca seria uma pessoa profissionalmente realizada. Desisti consciente das consequências que não queria.
Na verdade não sei o que me levou a mudar de ideias, vários acontecimentos influenciaram a minha decisão a retomar os estudos. Comecei a sentir-me mais forte; comecei a ser capaz de organizar os pensamentos por principio, meio e fim; descobri a importância que certas pessoas têm na minha vida; percebi que só tentado seria capaz de tomar a decisão correcta; percebi que estava a ser egoísta comigo própria; para finalizar (e este factor foi sem dúvida bastante importante), conheci uma pessoa importante na minha vida que estava a tirar esse curso.
Bem, quando ouvimos alguém falar das experiências que gostariamos de ter e não temos porque quisemos desistir faz-nos pensar, pensar e pensar.
Estou então no 1º ano da licenciatura em Educação Básica e espero então ser capaz de um dia me tornar numa educadora e professora digna de participar no crescimento de muitas crianças.
Mas até lá tenho muito pela frente e a exigência do curso é elevada. Acompanhado da exigência, este curso trouxe-me a dificuldade que é partilhar trabalhos com pessoas sem objectivos. Isso provocou-me um cansaço enorme. A capacidade de ajudar os outros não questiono porque muitos não a têm. Mas responsabilidade é um valor que não pode faltar, nunca. E isto aplica-se essencialmente quando a irresponsabilidade pode prejudicar terceiros. Pode ser um defeito meu, mas não consigo aceitar isso.
Felizmente, tenho diariamente comigo uma grade dose de motivação que não me deixa desistir nem me acomodar. Quero sempre mais e melhor. Penso várias vezes que estou a exigir demais comigo por estar ainda na fase inicial. Não acho normal sentir-me já tão cansada. Mas nem quero questionar muito isso por enquanto. Estou na luta de um sonho, que mais importa? Vale tudo.

Bem, hoje foi um post diferente. Sem grandes filosofias.

3 comentários:

  1. Foi bom encontrar este sitio, onde me senti acompanhada... Também voltei a estudar e sei o que tem significado isso. No final, degraus muito nossos que têm preço e recompensa.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Obrigado por se tornar seguidora do meu cantinho.
    Concordo com as palavras e desejo-lhe boa sorte nessa caminhada que também decidiu retomar.

    ResponderEliminar
  3. Estudar é uma das melhores coisas que podemos fazer na nossa vida e, nunca devemos deixar de o fazer. É demasiado importante, e aqui não se trata de ter um canudo ou, o querer ter um estatuto, vai muito além disso ou, melhor nada tem a ver com isso, é antes a nossa necessidade intrínseca de conhecimento não apenas de nós, mas a nossa curiosidade na verdadeira acepção da palavra, ou seja, o queremos saber mais , conhecer mais, enriquecer-mo-nos. Por isso, só posso dar os parabéns por essa opção, essa decisão e torcer para que tudo corra bem e, o sonho se concretize, sei que vai ser concretizado.

    Bjo de Luz

    ResponderEliminar