sábado, 26 de junho de 2010

O Caminho da Vida - A Nossa Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas sentimo-nos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Os nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; a nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles Chaplin

Vivemos numa sociedade em que já nada faz sentido, as relações humanas estão em segundo plano e o respeito pelo outro já nem existe. Os valores humanos estão de facto em vias de extinção.
Isto porque apenas nos preocupamos no sucesso profissional, nos bens materiais que queremos adquirir, porque achamos que são eles que irão ser capazes de satisfazer as nossas principais necessidades.
Viver nesta sociedade trata-se agora de um jogo, o "mata-mata" como dizia Scolari. Vence o mais forte, aquele que conseguir passar por todos até ao objectivo final. Nesses momentos, não interessa quem é o adversário, poderá ser até o nosso melhor amigo, poderemos até magoá-lo para conseguir passar por ele. Não interessa!
Tornamo-nos egoístas, deixamos de ser humanos.

4 comentários:

  1. Vc vale aquilo que tem e não aquilo que é ... lamentável minha florzinha gigante, porém, estamos aqui para modificar nosso pequenino mundo, de forma a passar nosso conhecimento apenas com nossas atitudes e de repente servir de exemplo a quem nos olha. Um beijinho doce para ti!

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo com todo este desencanto perante os factos da vida.
    Eu, no entanto, tenho a esperança que os jovens dos quais faz parte, possam ainda ir a tempo de remediar.

    ResponderEliminar
  3. Minha menininha gigante! Obrigada pelo teu carinho, nessa hora onde o amor que recebo, ajuda a juntar os caquinhos do meu coração! beijo bem grande para ti!

    ResponderEliminar
  4. Venho retribuir todas as visitas que tens feito no meu canto!

    Quanto ao teu texto, muitas verdades, o ser humano automatizou-se, tornou-se egoista,... e passa por cima de tudo e de todos para atingir os seus objectivos. Mas somos nós os mais sensíveis que temos de ir tentando mudar isso! Temos antes de mais acreditar, que ainda há esperança!

    Beijos
    Angel

    ResponderEliminar