quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Salve uma vida - Dê sangue


Dei sangue pela primeira vez 3 dias depois de ter feito 18 anos. Sim, estava à espera da idade para o poder fazer. Isto porque tenho um óptimo exemplo em casa, os meus pais olham para as dádivas de sangue como que se tratasse de uma obrigação à qual não podem falhar.
18 anos feitos e bora lá ao IPO do Porto dar sangue que pode estar alguém à espera dele e a mim não me faz falta!
Não é nada doloroso, e mesmo que fosse uma vida pode estar dependente desse sangue. E então? Por uma vida não nos sacrificamos a uma picadelazita?
Vá lá meus amigos, metam os pézinhos ao caminho e dirijam-se a um centro com serviço de colheita. Serão bem recebidos com toda a certeza.

Porquê dar sangue?
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e o Ser Humano o pode dar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos Hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.

Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.

Como tornar-se dador?
Basta dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita e candidatar-se à dádiva. Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis. No local, irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar os muitos doentes que diariamente precisam de sangue!

Estas informações foram retiradas daqui, onde podem esclarecer mais dúvidas que tenham.

5 comentários:

  1. Já é prática minha, desde os tempos de Escoteiro!!!

    Muito bem :)

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Sabes, eu acho q as pessoas não estão muito sensibilizadas para a dádiva de sangue. Eu penso "hoje o outro, amanhã eu!". Acho que é nessa base que temos e agir. Não devemos ser tão egocentricos.

    Quanto ao livro, apesar de estar inerente a um teste, é excepcional. Estou a gostar imenso.

    bom Fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também tive pena de não ter podido ir, mas acho que foi um gesto muito bonito o que fizeram. Afinal, o senhor apenas pedia um adeus em troca de nada. E não era bonito se fosse tudo assim, sem ninguém pedir nada em troca? Era tudo tão mais simples ;)

    ResponderEliminar
  4. Vim desejar bom fim de semana! :)

    Quanto ao gesto simples que aqui falas, tenho pena de não poder contribuir, mas tive uma doença em miuda que me impede de o fazer, mas apoio completamente.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Acho que também é uma boa palavra ;)

    ResponderEliminar