segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Guardar projectos?

Estamos muitas vezes a percorrer uma caminhada que tem como destino o alcance de algo muito desejado, mas que nem sempre é perfeita.
Quando nos deparamos com um obstáculo é o suficiente para muitas vezes colocarmos em questão o seguimento dessa viagem, se valerá realmente a pena. E colocamos isso em causa porquê?
Porque simplesmente não queremos se quer tentar ultrapassar esse obstáculo, levantamos logo inúmeras questões se o objectivo pretendido é merecedor de tanto esforço, tendo por vezes que ser submetido a algum sofrimento.
De facto, somos muitas vezes influenciados por uma cobardia que não queremos admitir, um medo que temos medo de enfrentar, um obstáculo que nos deixará desiludidos se não for ultrapassado como seria pretendido.
Deixamos então muitos projectos pessoais e profissionais bem no fundo da gavetinha. Só não são deitados fora porque acreditamos que um dia vamos lá buscá-los. E realmente vamos, mas quando voltamos a repensar no caminho que temos pela frente... volta para a gaveta, cada vez mais encostado a um canto. O tempo passa e quando reparamos a gaveta já nem abre e o projecto fica lá. Bem guardadinho, mas sem qualquer efeito.
Não deveriamos ter arriscado? Essas pequenas pedras que iriamos encontrar certamente só iriam fortalecer o nosso objectivo, seriam sem dúvida fundamentais. Mas quando ultrapassadas é importante perceber como o fizemos.
Não importa apenas ultrapassar tudo, vencer todas as etapas. É acima de tudo importante perceber como lá chegamos.
É essa caracteristica que faz de nós seres especiais, capazes de reflectir nos seus actos, capazes não só de querer vencer, mas acima de tudo perceber como se vence. Perceber as dificuldades que é chegar ao fim, é tirar um outro proveito daquilo que alcançamos.

4 comentários:

  1. Olá menina do cantinho,

    magnifica reflexão, obstáculos são como pedras que surgem no caminho para os nossos projectos, conseguir ultrapassa-las é sem dúvida o desafio que nos permite ter a certeza do que realmente queremos.
    Uma reflexão muito rica que me fez pensar em muitos caminhos por mim sonhados.

    Beijinhos:)
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá Menina
    Fantástico texto, deveras inspirador, verdadeiro, realista e muito actual. De facto, a cobardia é dos sentimentos mais paralisantes que existem, sem esquecer aqueles que a usam como forma de protecção!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana!
    Sabes, as minhas maiores conquistas (pessoais essencialmente) deixam-me bastante orgulhosa. Porque não foram em nada fáceis. E assim, para além das conquistas ganhei e aprendi muito mais.
    Nem sempre é fácil, e a palavra "desistir" aparece várias vezes na nosssa caminhada. Percorri um caminho cheio de pedras, bastantes até. Mas chego à conclusão que muitas delas até foram colocadas por mim.
    No entanto, cheguei ao meu destino e recebi uma enorme surpresa, o resultado final foi muito melhor do que aquilo que eu esperava. O meu objectivo final tornou-se naquilo que nem se quer tinha chegado a sonhar por achar impossivel algum dia isso acontecer.
    Pessoas mais próximas não gostam que digam isto, mandando-me por vezes calar, por acharem que não faz sentido: hoje sou quem sou pelo passado que me fez sofrer e por isso não o quero esquecer. É esse passado que utilizo muitas vezes para iluminar novos caminhos.

    Por isso, as pedrinhas fazem parte do percurso e desviar-nos delas não é a melhor solução.
    Obrigado por mais uma visitinha, e se te fez pensar nos teus próprios sonhos fico muito contente. Só não os guardes,e se já estão guardados vai lá buscá-los antes que a gavetinha se feche por completo.

    Beijinhos querida

    Bem, acabei por continuar o meu texto e fugi um pouco à resposta do teu comentário.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Gosto muito destas visitas. Obrigado!
    Pois é, muitas vezes cobardia é sinónimo de protecção.
    Acho que vivemos cada vez mais com medo de falhar e dos julgamentos que poderemos receber por isso.
    Antes de iniciarmos o que quer que seja pensamos sempre naquilo que os outros vão pensar se não conseguirmos chegar ao fim. Acho que esse é o factor principal da nossa cobardia protectora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar