terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mentiras


Sinceridade: Para mim um dos primeiros valores a serem adquiridos e que devem permanecer para toda a vida.
Infelizmente tenho reparado que muita gente já nem sabe o seu significado, penso que não se trata de ingenuidade, mas sim de egoísmo.
Por vezes a sinceridade de outra pessoa pode-nos magoar, no entanto e muito pessoalmente, mesmo sabendo que a verdade me deixará desiludida e magoada com a pessoa prefiro que assim seja do que viver numa mentira.
Mas pior ainda é quando confrontamos alguém acerca de um assunto em que temos a certeza que está a mentir e mesmo assim, sem conseguir argumentar contra faz prevalecer a mentira. Fico tão desiludida.
Como é possivel? Será que essas pessoas se sentem bem consigo próprias?
Qual é a sensação de mentirmos e mesmo sendo confrontados com isso, muito calmamente continuamos a afirmar que tudo é verdadeiro? Conseguimos adormecer descansados e no dia seguinte enfrentar novamente a pessoa a quem mentimos e continuar a mentir?
Não entendo como é que tudo isto é possivel. O facto é que para além de ser possivel, está a tornar-se num hábito comum para muitas pessoas com quem convivemos diariamente e que interferem com as suas mentiras directamente nas nossas actividades.
O problema é que começamos a duvidar dessas pessoas em tudo o fazem e dizem. Onde falta sinceridade jamais existirá confiança. E confiança é daquelas coisas dificeis de conquistar, mas muito fáceis de destruir.

1 comentário:

  1. Também para mim a sinceridade é algo que vem da base, faz parte do carácter de cada um e, se há algo que não tolero é a mentira. Infelizmente hoje é o que mais temos e, pior ainda quando daqueles que menos esperamos. Como costumo dizer prefiro uma verdade dura que uma mentira piedosa que, no fundo nada tem de piedoso, mas antes uma tentativa de enganar como se fossemos de uma ingenuidade permanente. Enfim, tenho pena daqueles qeu não sabem viver sem mentir, é doentio, acaba por ter um cariz compulsivo e, quem mente acredita na sua própria mentira porque já não sabe distinguir entre o que é verdade e o que é mentira.
    E como diz quando nos confrontamos com pessoas que mentem é complicado e, a confiança que algum dia existiu cai por terra...
    Gostei deste texto, confesso que sinto o mesmo.

    Abraço de Luz

    ResponderEliminar