domingo, 7 de fevereiro de 2010

Montanha russa


A nossa vida é uma autêntica viagem na montanha russa. Subimos e descemos a uma velocidade mais rápida que o nosso pensamento. É uma viagem tão intensa que não vemos, não pensamos... mas sentimos. Sentimos nas descidas o medo de cair, o medo que nem tudo corra bem. Até fechamos os olhos... quando subimos é um suspiro de alivio que se solta, subir é o nosso objectivo, chegar ao topo e ver o mundo com outros olhos.
Quando a viagem acaba sentimos a cabeça tonta, estamos tão desorientados que nem conseguimos descrever as sensações que tivemos.
A nossa vida é assim, uma viagem de altos e baixos. Em que só no final da viagem, depois da dor que traziamos na barriga ter desaparecido, depois das pernas deixarem de tremer por perceberem que estamos em solo firme, percebemos como a viagem foi óptima e como as descidas foram importantes para dar mais prazer em subir.
Por vezes sentimos uma desilusão por não termos aproveitado cada momento dessa viagem pelo medo que tinhamos de cada vez que desciamos. No entanto, temos a oportunidade ao longo da vida de fazer muitas viagens em montanhas russas, e cada uma será mais importante que a outra e será vivida de maneira diferente.
Após muitas viagens as descidas já serão encaradas de forma diferente, já nos sentiremos capazes de as fazer de olhos abertos.

3 comentários:

  1. Sim... e atrevo-me a acrescentar: de vez em quando aparecem uns loopings inesperados, que nos viram de cabeça para baixo sem saber para que lado é o norte...
    Subidas, descidas, loopings e zonas planas de serenidade... nesta montanha russa da vida! :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta analogia e, de facto penso no mesmo e desta forma. A vida tem destes momentos, altos e baixos, alguns inesperados, mas o melhor é saber tirar partido destes momentos, quer sejam altos ou, baixos, algo de positivo, aprendemos sempre e, isso é o que mais importa, dá-nos outro estofo para encarar outros momentos que hão-de vir.
    Gostei de ler mais um texto neste cantinho cada vez mais aconchegante.

    Bjo de Luz

    ResponderEliminar
  3. Olá Su e Luz.
    De facto esses loopings são constantes na nossa "viagem na montanha russa".
    Mas muitas vezes por nao sabermos para que lado é o norte, somos obrigados a continuar na viagem e é daí que retiramos os aspectos positivos que nos irão dar força para enfrentar novas adversidades como realça a amiga Luz.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar