terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia Mundial do Dador de Sangue


"Metade do sangue colhido vai para o lixo", é a notícia que marca o Dia Mundial do Dador de Sangue e que me deixou bastante desiludida. Tratando-se o sangue de um elemento fundamental para a vida e que apenas é conseguido pelos voluntários que fazem questão de o doar com o pensamento de salvar alguém, penso que lhe deveria ser dada uma atenção especial.
Mas as más notícias não ficam por aqui, e como tal, mais uma desilusão. Ficamos a saber que os dadores com menos de 25 anos, são apenas 12% do total de dadores. Como é que é possível? Não há justificação para não sermos dadores, principalmente agora que as unidades móveis se deslocam a todas as freguesias, no mínimo, 2 vezes por ano. Mas de qualquer forma, nos vossos passeios deslocam-se para longe, não podem fazer o mesmo para dar sangue? Eu sou dadora no Instituto Português de Oncologia do Porto - 30 km de distância de minha casa.  
Agora o dinheiro é desculpa para tudo, mas dar sangue é gratuito, assim como recebê-lo, mas nesta parte ninguém pensa. Não estou a dizer que somos poucos dadores, mas somos poucos jovens e como é óbvio não sinto orgulho por isso.
Este dia foi também aproveitado para divulgar a campanha "Dador Salvador". Esperemos que contribua para o aumento de dadores. Podem saber um pouco mais da campanha aqui.

A todos os dadores deixo os votos de parabéns pelo vosso acto simples, mas que considero muito nobre e importante para muita gente.

Existem ainda aqueles que por motivos de saúde, idade ou peso não podem dar, mas que gostariam de o fazer, deixo-vos um pedido, divulguem na mesma e o vosso contributo será de igual modo importante.

4 comentários:

  1. Fiquei um pouco surpreendido e confuso com essa noticia, que ouvi num telejornal.
    É triste saber que o sangue que, tão generosamente, os dadores entregam para salvar vidas é desperdiçado por não haver dinheiro (??) para equipamento.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Manuel. Falta de dinheiro não é desculpa, pois, se bem entendi, devido à falta deste equipamento são gastos milhões de euros em medicamentos para fazerem o mesmo efeito nos doentes. Ora, não se tratará apenas de mais um caso que não se resolve devido à excessiva buracracia que existe em Portugal?
    E com isto, que argumentos de peso temos nós para convencer alguém a dar sangue, quando metade do sangue é desperdiçado?
    A dádiva de sangue é um acto generoso e voluntário, que parece que não é tratado com o devido respeito.

    ResponderEliminar
  3. Excelente destaque. Parabéns pela iniciativa e divulgação...

    Um Beijinho
    da
    Assiria

    ResponderEliminar