terça-feira, 18 de maio de 2010

Egoísmo de crianças

Por vezes o egoísmo das crianças deixa-me demasiado triste.
Conheço um menino de 11 anos que tem medo de máscaras de fantasia. O Carnaval, para este miudo não é sinónimo de folia. O Dia das Bruxas é igualmente um dia aterrorizador, ao ponto de ter medo de ir à escola e a mãe ter que faltar ao trabalho para que se sinta mais seguro.
É normal crianças de tenra idade desenvolverem medos que não compreendemos o sentido, mas este menino ainda não superou o dele.
É uma criança muito doce e sorridente, mas que é constantemente gozado pelos colegas da turma. Aqueles que deveriam ajudá-lo são os primeiros a assustá-lo.
Começou a ser acompanhado por um psicólogo à relativamente pouco tempo, isto foi então mais um motivo de gozo pelos colegas.
Podem-me dizer que as crianças por vezes não têm consciência das suas atitudes e até aceito isso. Mas tudo tem um limite, e se na mesma turma existem crianças que apoiam o menino e não o criticam nem assustam, porque não são os outros capazes de fazer o mesmo???
Podem não perceber como é possível ter medo de máscaras, mas sabem perfeitamente que ele sofre com isso.
O egoísmo não existe apenas nos adultos, e atrevo-me até a dizer que pode prejudicar mais uma criança que um adulto.
Deixa-me triste saber do que esta criança é alvo todos os dias.
Agora já consigo perceber um dos motivos do seu baixo rendimento escolar.

2 comentários:

  1. Querida Menina do Cantinho,
    Como compreendo a tua tristeza e, sei o que queres dizer. Sabes, sou apaixonada por crianças, nem sei como seria o mundo sem elas. E recordo tanto o meu tempo de criança, a minha infância feliz, a adolescência, a juventude..., todas as fases pelas quais passamos cada um à sua maneira e também consoante e conforme o meio em que nasceram, a educação que receberam e, posteriormente o meio em que são inseridos nesta nossa sociedade tão cruel e egoísta. E tudo isto passa para as pessoas, para aquelas que apenas querem assimilar o que é negativo, maligno e, não o contrário, o mesmo se passa com os adultos como também o sabes. Mas já deves também ter ouvido uma expressão muito comum e, que nos entristece, mas é real, " as crianças, por vezes, conseguem ser cruéis", custa ouvir isto, mas é verdade, deparamo-nos com isso todos os dias, eu também lido com isso e, acredita que há situações terríveis. Ainda hei-de partilhar algumas.
    És de facto surpreendente e, sempre atenta, cada vez que te leio, gosto mais :)

    Bjnhs da Luz ;)

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião (e foi uma coisa que o meu pai sempre me fez ver) existem pessoas boas e pessoas más, excepto as crianças, eu acredito que as crianças nao nascem nem são maldosas por natureza, mas que apenas agem de acordo com as atitudes a que assistem no dia a dia dentro de sua própria casa! as crianças, na sua inocencia acabam por ser o reflexo do que veem e aprendem em casa! Infelizmente!

    beijo*

    ResponderEliminar